Tweet

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Reedição- parte 1

Hoje o blog reedita o "Trilha Sonora". Esse poema já foi postado por aqui no início de 2010 e andou viajando por alguns concursos literários. Agora retorna um ano depois, todo reformulado. Em breve, novas reedições. 

Trilha Sonora

Na esquina com a Ipiranga e a Avenida São João,
de palavra em palavra, miudinho,
eu confesso:
“Gosto muito de te ver, leãozinho.”
Distraio caetaneando uma canção de ninar,
enquanto preparo um café até você chegar.

Com açúcar, com afeto.
De Todas as Maneiras, ele me chama de Beatriz.
De dia, Bárbara. De tarde, Luísa. De noite, Bailarina.
Só para fingir um Partido Alto e arrancar um Pedaço de mim.
Quem te viu, Quem te vê,
Bandolim.

O Tom dessa Bossa se RE-Nova
E o SOL da praia LÁ fora MI recorda
que nem o sussuro de João Gilberto pode acalmar,
nem Vinícius e Jobim iriam suportar,
tamanha Insensatez no ar.

Talvez eu combine mais com os ais de Caymmi.
Você, com a malandragem, o chapéu de palha e o terno branco.
Terno...
Irresistivelmente um Acalanto.

Mas Se acaso você chegasse
e de Lupicínio herdasse
a intensidade do Castigo
que, um dia, Elis cantou.
Só peço toda Maricotinha
ao Senhor do Bonfim
esse João Valentão todinho pra mim.
De bandeja num luau
ao som de Bethânia e Gal

Ah, quem me dera
Se Nas Curvas da Estrada de Santos,
você baixasse a guarda.
Eu provaria como Eu sou terrível.
Mais que Roberto e Erasmo num especial de domingo.

Ainda careço de Paciência,
à revelia de Lenine
e sobro em excentricidade e malemolência
feito o figurino e os agudos de Raul.
Só não me falta a proteção de Jorge,
do santo e do Ben Jor.
Num cantinho junto as sobras:
a dor de amor,
a viola de Paulinho,
a tristeza de Toquinho.

Do devaneio nasce Milton
e a Terceira Margem do Rio a me afogar.
Na janela o canto do Rouxinol
desce a Ladeira da preguiça devagar,
selando a Paz feito guitarra de Gil
e pintando as paredes da casa de Lilás
de um jeito que nem Djavan iria acreditar.

Para o refrão nós preparamos a melhor parte.
No carpete da sala,
no último volume,
o som atravessa a cidade rompendo o silêncio.
Não resistimos ao dueto.
Beijo no melhor sabor MPB

Nenhum comentário: