Tweet

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Canção de bolero

     A onda quebrou no mar como um refrão de um bolero. A canção ficou incompleta como se esperasse a palavra mais importante de uma frase inconclusa. Mais parece uma declaração suspensa à mercê de um complemento arrebatador. A rima aguarda o retoque final, um pouco de percussão, cordas e o crivo da solidão. A imaginação, por sua vez, dança, sozinha, perdida no meio do salão.
     A voz grave e afinada é uma irrecusável proposta de epifania. Quase um convite a uma protagonista clariceana. Um pedido de resposta, um conto, uma incógnita interrogação. Como uma dança derradeira ou um poema de despedida, se preferir.
     A letra é triste, tanto quanto os personagens que a fazem comovente. Mente quem ainda não assumiu o trocadilho musical e ainda insiste em se vestir de alegria o tempo todo. Mesmo diante da melancolia que os olhos teimam esconder atrás da canção. Até o grande sambista já admitiu ser um pouco sozinho e usar o chapéu-panamá só nas horas que dá. Eu quero mais é que nunca me falte vestido rodado, bordados, flor no cabelo, sapatilha no pé e um bom lamento.
     As histórias têm cheiro de passado, emolduradas em cenas repletas de exageros e desejos. São românticos boleros que viraram relíquias em preciosos acervos que muitos já nem reviram mais.
     Adentro ao aroma de memória, ao sabor cítrico misturado a recordações e confissões que o tempo esqueceu de envelhecer. Continuam atemporais, atuais e fascinantes. Discos empoeirados na estante, ansiosos para serem revisitados por uma alma apaixonada e curiosa em busca de novos sons.
     Deixo recados gravados lhe convidando para um bolero. A música, eu já escolhi. O traje, também. Por favor, queira entrar. Abra a porta e curta a boa música.

[Sugiro a releitura desse texto acompanhada da música “Resposta ao tempo”. Uma composição de Aldir Blanc e Cristovão Bastos na voz inconfundível de Nana Caymmi, herdeira do talento do pai e uma das maiores intérpretes latinoamericanas de bolero. Uma tradição hispânica cantada em bom português.]

Nenhum comentário: